Quando impermeabilizar uma laje com manta líquida?
A impermeabilização dos elementos de concreto é fundamental para evitar infiltrações e patologias relacionadas à presença de umidade, como o surgimento de fungos, mofo, bolor, além dos descascamento de pinturas e corrosão de armaduras no concreto. E um dos pontos mais críticos para infiltração de água em uma edificação são as lajes de cobertura e demais regiões externas expostas às chuvas.
A manta líquida é um tipo de sistema de impermeabilização flexível versátil, comercializado pronto para o uso, sem a necessidade de preparação, mistura com outros reagentes e catalisadores, podendo ser utilizado tanto em áreas externas como internas, de fácil aplicação, e relativa rápida liberação ao uso.
Deve-se dar preferência a manta líquida principalmente quando a laje contém outros objetos, como canos, tubos, caixas dágua, etc, em lugares de acesso limitado para impermeabilizar de outra maneira.
Deve-se dar preferência a manta líquida também quando não deseja investir em equipamentos caros ou equipe grande, você mesmo pode aplicá-la diretamente na laje.
De maneira geral, portanto, o grande ponto positivos deste sistema estão relacionados à praticidade de aplicação e a rapidez para liberação do local.