O que é aditivo plastificante? Saiba para reduzir o custo da sua obra.
Atualmente, os aditivos são praticamente indispensáveis na produção de todos os tipos de concreto, desde pisos, blocos e pré-moldados até os postes e similares. Sua função é a de alterar algumas propriedades do concreto, tanto no estado fresco quanto endurecido. Disponível no mercado em diversos tipos e com diferentes funcionalidades os aditivos plastificantes são produtos que servem para aumentar a trabalhabilidade do concreto sem precisar aumentar também a quantidade de água adicionada à mistura. Ou — caso se queira utilizar menos água — o produto ainda possibilita alcançar a mesma consistência com uma quantidade de água pelo menos 6% menor, permitindo assim a produção de um concreto mais resistente.
Os aditivos plastificantes devem ser adicionados na mistura da massa na quantidade seguindo as orientações de dosagem de cada produto e marca. A forma de dosar o produto na massa depende das condições de cada fabricante, podendo ser dosagem manual ou automatizada (via dosador).
Sempre deve realizar a diluição prévia do aditivo em no mínimo dez vezes a quantidade de água antes de ser colocado na massa. Outra orientação importante é que a massa, após estar com toda água adicionada, deve permanecer em mistura por pelo menos 60 segundos para total dispersão do produto.
Reforça-se que o uso em excesso do aditivo pode causar efeito inverso ao desejado. Isto ocorre porque o excesso de produto obriga a redução de água na massa devido ao efeito plastificante que o aditivo proporciona. Com a carência de água, o cimento não preenche bem os espaços entre os grãos de areia, ocasionando canais contínuos, por onde a água permeia, além de prejudicar a compactação do concreto.